admin/ fevereiro 6, 2020/ Desenvolvimento de Jogos Digitais, Ensino fundamental, Informática Básica, Programação de Computadores, Tecnologia, Todos/ 0 comments

Laços de Repetição

Professora Isabela Nardi da Silva

• E-mail: isabela.nardi@hotmail.com
  • Duração da aula: 4 horas
  • Disciplina: Introdução à Programação de Jogos Digitais
  • Nível de Ensino: Ensino Fundamental
  • Curso: Habilidades do Futuro
  • Escola: SENAI Sombrio/SC
  • País: Brasil

Recursos utilizados:

Sala de informática equipada com 30 computadores, acesso à Internet, projetor e caixa de som

DURAÇÃO DA ATIVIDADE

45min

90min

15min

60min

15min

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Dinâmica dos Laços de Repetição (citada após o cronograma)

Desafio: Coregrafia (explicada após o cronograma)

Intervalo

Atividades de Laços de Repetição: (disponível neste link)

Momento para dúvidas, discussões e sugestões para a aula

Dinâmica: Laços de Repetição

Dinâmica para explicar o conceito computacional de Laços de Repetição. Pedir dois voluntários e pedir que se levantem. - Instruir a um voluntário para que ande ao redor do outro - Quando terminar, pedir para que faça de novo - Quando terminar, pedir para que faça de novo - E então, de novo. Perguntar: Não seria mais fácil que eu apenas pedisse que você andasse ao redor do colega quatro vezes? - Discutir com os alunos: Quando eu peço para que faça alguma coisa por um certo número de vezes, é mais fácil se eu apenas falar “Faça isso x vezes” - Podemos imaginar outros exemplos disso? Por exemplo, em uma atividade de educação física! - Exemplo: Imagine que em uma receita de bolo, o texto pedisse para você adicionasse uma xícara de açúcar, e outra xícara de açúcar, e outra xícara de açúcar e outra xícara de açúcar! Não seria mais fácil adicionar 4 xícaras de açúcar?

Desafio: COREOGRAFIA

Crie uma coreografia (algoritmo e interpretar a coreografia) a partir do conceito de laços de repetição. Após é feita uma competição de dança, onde o grupo mais votado ganha um prêmio (um pote de balas). Durante a apresentação, deverá ser explicado o algoritmo e a dança.