admin/ janeiro 31, 2020/ Ensino superior, Informática Básica, Tecnologia, Todos/ 0 comments
Show do Milhão da História da Computação
Professora Isabela Nardi da Silva
- E-mail: isabela.nardi@hotmail.com
- Duração da aula: 4 horas
- Disciplina: Introdução à Informática
- Nível de Ensino: Ensino superior
- Curso: Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Escola: Instituto Federal de Santa Catarina
- País: Brasil
Recursos utilizados:
Dispositivos móveis pertencentes aos alunos, aplicativo “Sons de Sirene”, lista de perguntas e um “prêmio” (usei uma caixa de bombons). Slides da aula neste link
DURAÇÃO DA ATIVIDADE
25min
30min
15min
30min
15min
15min
110min
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Revisão da aula anterior. Conversar com a turma sobre o que lembram
Aula expositiva e interativa (fazendo frequentes perguntas aos alunos!)
Responder às perguntas do slide 33.
Aula expositiva e interativa (fazendo frequentes perguntas aos alunos!)
Responder às perguntas do último slide.
Intervalo
Dinâmica: Show do Milhão. Instruções abaixo.

Dinâmica: Show do Milhão
A atividade funcionou da seguinte forma: Alunos eram separados em grupo de 3 a 5 pessoas. Cada grupo levava nomes de personagens da Computação, como Grupo Lovelace, Grupo Turing, Grupo Hopper, Grupo Von Neumann e Grupo Hollerith. Ao menos um aluno de cada grupo devia fazer download do aplicativo “Sons de Sirene”, disponível gratuitamente na Google Play. Cada grupo deveria escolher sua própria sirene no aplicativo. A professora possui uma lista de perguntas. Ela faz as perguntas aos grupos. O primeiro grupo a tocar a sirene é o que responde, mas tem 10 segundos para começar a falar, assim sendo passada a oportunidade ao segundo grupo que tocou a sirene. Se um grupo acertar a questão, ganha 1 ponto. Se errar, ganha -1 ponto. Você pode anotar as pontuações no quadro branco. Vence o grupo que obtiver mais acertos. O grupo receberá um prêmio que fica a critério do professor.
Perguntas feitas na atividade:
1. Quem foi Grace Hopper? Qual seu principal feito? Grace Hopper foi uma analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos e criou a linguagem de programação Flow-Matic, que serviu de base para criação do COBOL.
2. A máquina de Turing foi criada por Alan Turing e Thomas Flowers quando os dois estavam exilados em Moscow por conta da Guerra. Verdadeiro ou Falso? Falso. Turing e Flowers não se conheciam e jamais foram exilados em Moscow
3. Bill Gates e Steve Wozniak foram os criadores do Apple II, com Steve Jobs apenas sendo incorporado ao negócio em 1978, após conhecer Gates no Festival Woodstock. Verdadeiro ou Falso? Falso, pois Steve Jobs e seu colega Wozniak estiveram trabalhando juntos desde a fundação da Apple, e nenhum deles se conheceu no Woodstock.
4. Quem foi Ada Lovelace e qual seu principal feito? Lady Ada Lovelace foi a primeira programadora da história, ao estudar o conceito de Looping.
5. De quem foi a criação dos cartões perfurados? Herman Hollerith
6. Que máquina rudimentar foi fundamental para a evolução da computação? Máquina de tear, que mais tarde foi adaptada para tabulação de dados
7. O que foi a máquina de Turing? Uma máquina utilizada para desvendar mensagens nazistas durante a segunda guerra mundial.
8. O que é um autômato? Máquina ou robô que se opera de maneira automática
9. Qual foi o primeiro autômato da história da indústria? Unimate, braço robótico que automatizava tarefas em uma fábrica da General Motors em Nova Jersey.
10. O que foi a Arpanet? A primeira rede mundial, utilizada entre algumas instituições para trocar informações.
11. O que significa WWW? World Wide Web
12. Em termos de computação, o que é um protocolo? Grupo de regras disponíveis publicamente que gerenciam a troca de dados entre pares
13. Quem foi Tim Berners-Lee? Cientista que desenvolveu os principais atributos da Internet
14. URL significa União de Redes Ligadas. Verdadeiro ou falso? Falso. Significa Uniform Resource Locator, ou Localizador Uniforme de Recurso, para identificar unicamente um recurso na WWW
15. HTTP se trata de um Protocolo de Transferência de Hipertexto para descrever quais requisições e respostas operar. Verdadeiro ou falso? Verdadeiro
16. Em termos de computação, o que é um navegador? Um programa que faz requisições HTTP de URLs e depois mostra o HTML recebido
17. O que é Intranet? Também baseada na pilha de protocolos TCP/IP. Porém, a Intranet é restrita a um local físico. Ou seja, é uma rede fechada, interna e exclusiva
18. Cite 3 exemplos de uso de Intranet. Áreas, células e departamentos
19. Porque e quando foi criado o primeiro Modem? Os primeiros modens foram usados pela Força Aérea dos EUA na década de 1950, mas os primeiros comerciais foram criados uma década depois.
20. Protocolos de comunicação permitem que dois computadores conversem entre si, desde de que eles implementem o protocolo. Verdadeiro ou falso? Verdadeiro.