Gabriel Vargas/ agosto 1, 2021/ Todos/ 0 comments

Calor e Propagação de Calor

Professor:

Recursos Utilizados:

  • E-mail: leticiarmachado@gmail.com
  • Duração da aula:  3h20min
  • Nível de Ensino: Ensino médio
  • País: Brasil
  • Computador com acesso à Internet
  • Plataforma Phet Colorado
  • Laboratório Remotot RExLab – propagação de calor

TEMPO ESTIMADO DA ATIVIDADE

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

50 min

  • Questionar qual a diferença entre temperatura e calor

50 min

  • Discussão sobre o que observaram no simulador e propor a discussão sobre o que é temperatura e o que é calor

50 min

  • Após identificar a diferença entre calor e temperatura, voltar a pergunta inicial: como funciona o ar condicionado. Qual a diferença de sentir a alteração da sensação térmica por meio do ar condicionado e de se alterar essa sensação térmica ao colocar a mão em um metal (panela por exemplo)?

50 min

  • Propor a construção de um blog coletivo pela turma para explicar o funcionamento do ar condicionado e a diferença com outras formas de propagação de calor (que são formas de se alterar a temperatura de um corpo )

Avaliação:

Objetivos:

  • Discussão em grupo
  • Realização de uma narrativa digital em um blog para comunicar o conhecimento produzido e sistematizar a aprendizagem
  • Entender a diferença entre calor e temperatura e conhecer as formas de propagação de calor

Acesse a simulação do Phet Colorado pelo link: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/states-of-matter

Experimentos RExLab

Meios de propagação de calor: http://relle.ufsc.br/labs/5

Propagação de calor em barras metálicas: http://relle.ufsc.br/labs/13

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*