Gabriel Vargas/ agosto 1, 2021/ Todos/ 0 comments
Calor e Propagação de Calor
Professor:
Recursos Utilizados:
- E-mail: leticiarmachado@gmail.com
- Duração da aula: 3h20min
- Nível de Ensino: Ensino médio
- País: Brasil
- Computador com acesso à Internet
- Plataforma Phet Colorado
- Laboratório Remotot RExLab – propagação de calor
TEMPO ESTIMADO DA ATIVIDADE
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
50 min
- Questionar qual a diferença entre temperatura e calor
50 min
- Discussão sobre o que observaram no simulador e propor a discussão sobre o que é temperatura e o que é calor
50 min
- Após identificar a diferença entre calor e temperatura, voltar a pergunta inicial: como funciona o ar condicionado. Qual a diferença de sentir a alteração da sensação térmica por meio do ar condicionado e de se alterar essa sensação térmica ao colocar a mão em um metal (panela por exemplo)?
50 min
- Propor a construção de um blog coletivo pela turma para explicar o funcionamento do ar condicionado e a diferença com outras formas de propagação de calor (que são formas de se alterar a temperatura de um corpo )
Avaliação:
Objetivos:
- Discussão em grupo
- Realização de uma narrativa digital em um blog para comunicar o conhecimento produzido e sistematizar a aprendizagem
- Entender a diferença entre calor e temperatura e conhecer as formas de propagação de calor
Acesse a simulação do Phet Colorado pelo link: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/states-of-matter

Experimentos RExLab
Meios de propagação de calor: http://relle.ufsc.br/labs/5
Propagação de calor em barras metálicas: http://relle.ufsc.br/labs/13



Магазин парфюма кремов и косметики Dr. Nona https://Doctor-Nona.com https://Doctor-Nona.ru/ – Dr Nona Изготовлено в Израиле
Your comment is awaiting moderation.