Gabriel Vargas/ agosto 3, 2021/ Todos/ 0 comments
Efeito Fotoelétrico
Professor:
Recursos Utilizados:
- E-mail: gabriel.vargas.coelho@gmail.com
- Duração da aula: 5h50min
- Nível de Ensino: Ensino médio
- País: Brasil
- Computador com acesso à internet
- Laboratório Remoto RExLab – Conversão de Energia Luminosa
- Simuladores: Phet Colorado, EducaPlus, Vascak
- Plataforma Canva
- Youtube – Animações do canal TV Brasil
DURAÇÃO DA ATIVIDADE
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
50min
- Inicialmente a docente irá realizar um levantamento prévio sobre os conhecimentos que os discentes possuem Energia, possibilitando uma discussão sobre os termos levantados pelos discentes e validando ou não o que foi mencionado. Posteriormente a docente irá apresentar animações da TV Brasil (Youtube) para contextualizar os conceitos apresentados
1h40min
- Os alunos deverão formar duplas para desenvolvimento de uma linha temporal quanto aos conceitos que estruturaram o fenômeno “efeito fotoelétrico” e, posteriormente deverão apresentar para a sala o trabalho desenvolvido
1h40min
- Os alunos deverão continuar com as duplas formadas anteriormente para utilização dos computadores da escola para execução das atividades nos simuladores e laboratório remoto. A partir de um questionário previamente elaborado pela docente, os alunos deverão relacionar com o que foi observado nos experimentos digitais para elaborar as respostas
1h40min
- Os alunos deverão quartetos para desenvolver o experimento proposto, a partir do roteiro entregue. Posteriormente deverão elaborar um relatório que retrate a teoria estudada com as atividades prática
Avaliação:
Objetivos:
- Os alunos serão
analisados quanto a
participação das
discussões propostas
pela docente
- Desenvolver o raciocínio quanto ao conceito de energia
- Apresentar historicamente como se concretizou o fenômeno “Efeito Fotoelétrico”. Estruturar o conceito fisicamente, apresentando contextualização com a vida e sociedade dos discentes
- Apresentar os fenômenos aos alunos utilizando de recursos digitais, a fim de capacitá-los de forma tecnologicamente e digitalmente
- Desenvolver capacidades tecnológicas e experimentais no laboratório educacional
Acesse o laboratório remoto RExLab - Conversão de energia luminosa pelo link: http://relle.ufsc.br/labs/10


Acesse o simulador do Phet Colorado pelo link: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/photoelectric

Acesse o simulador do EducaPlus pelo link: http://www.educaplus.org/luz/lcomoparticula.html

Acesse o simulador do Vascak pelo link: https://www.vascak.cz/data/android/physicsatschool/template.php?s=opt_fotoefekt&l=pt
