Gabriel Vargas/ agosto 3, 2021/ Todos/ 0 comments

Efeito Fotoelétrico

Professor:

Recursos Utilizados:

  • E-mail: gabriel.vargas.coelho@gmail.com
  • Duração da aula:  5h50min
  • Nível de Ensino: Ensino médio
  • País: Brasil
  • Computador com acesso à internet
  • Laboratório Remoto RExLab – Conversão de Energia Luminosa
  • Simuladores: Phet Colorado, EducaPlus, Vascak
  • Plataforma Canva
  • Youtube – Animações do canal TV Brasil

DURAÇÃO DA ATIVIDADE

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

50min

  • Inicialmente a docente irá realizar um levantamento prévio sobre os conhecimentos que os discentes possuem Energia, possibilitando uma discussão sobre os termos levantados pelos discentes e validando ou não o que foi mencionado. Posteriormente a docente irá apresentar animações da TV Brasil (Youtube) para contextualizar os conceitos apresentados

1h40min

  • Os alunos deverão formar duplas para desenvolvimento de uma linha temporal quanto aos conceitos que estruturaram o fenômeno “efeito fotoelétrico” e, posteriormente deverão apresentar para a sala o trabalho desenvolvido

1h40min

  • Os alunos deverão continuar com as duplas formadas anteriormente para utilização dos computadores da escola para execução das atividades nos simuladores e laboratório remoto. A partir de um questionário previamente elaborado pela docente, os alunos deverão relacionar com o que foi observado nos experimentos digitais para elaborar as respostas

1h40min

  • Os alunos deverão quartetos para desenvolver o experimento proposto, a partir do roteiro entregue. Posteriormente deverão elaborar um relatório que retrate a teoria estudada com as atividades prática

Avaliação:

Objetivos:

  • Os alunos serão
    analisados quanto a
    participação das
    discussões propostas
    pela docente
  • Desenvolver o raciocínio quanto ao conceito de energia
  • Apresentar historicamente como se concretizou o fenômeno “Efeito Fotoelétrico”. Estruturar o conceito fisicamente, apresentando contextualização com a vida e sociedade dos discentes
  • Apresentar os fenômenos aos alunos utilizando de recursos digitais, a fim de capacitá-los de forma tecnologicamente e digitalmente
  • Desenvolver capacidades tecnológicas e experimentais no laboratório educacional

Acesse o laboratório remoto RExLab - Conversão de energia luminosa pelo link: http://relle.ufsc.br/labs/10

Acesse o simulador do Phet Colorado pelo link: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/photoelectric

Acesse o simulador do EducaPlus pelo link: http://www.educaplus.org/luz/lcomoparticula.html

Acesse o simulador do Vascak pelo link: https://www.vascak.cz/data/android/physicsatschool/template.php?s=opt_fotoefekt&l=pt

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*